O convite de Krenak para nos reconectarmos a vida: Nós somos a Terra


Fotografia de uma paisagem natural exuberante com um rio de águas claras  correndo sobre pedras em primeiro plano. Ao fundo, paredões de montanhas verdes envolvem uma grande cachoeira que deságua na floresta, transmitindo a força e beleza da natureza viva.

Passamos boa parte dos nossos dias de forma  acelerada. Diante dessa rotina, é muito mais fácil pensarmos que estamos "separados da natureza". Olhamos para a natureza como se ela fosse um cenário distante, uma paisagem que visitamos no final de semana ou um recurso a ser gerenciado.

Mas o pensamento do líder e filósofo Ailton Krenak chega até nós como um convite para desfazer essa distância .(Como comentei no texto sobre o livro Futuro Ancestral) Uma reflexão do livro Futuro Ancestral- Ailton krenak. Ele nos lembra de uma verdade que por vezes não nos damos conta: nós não estamos na Terra. Nós somos a Terra.

Quando compreendemos essa ideia , a nossa percepção sobre o que é sustentabilidade muda completamente.

A beleza da interdependência

Viver em harmonia com o planeta não é uma meta distante; é um reconhecimento de que estamos todos interligados. Na natureza , nada existe sozinho. As árvores de uma floresta compartilham nutrientes através de uma rede invisível de raízes sob o solo. Da mesma forma , as chuvas que regam as plantações de uma região dependem da umidade gerada pelas florestas a milhares de quilômetros.

Nós fazemos parte da mesma teia vital. Dependemos dessa imensa rede viva para cada segundo da nossa existência. Cuidar do entorno é cuidar de nós mesmos, pois como sempre digo:  somos parte integrante deste meio.

Muito além do consumo consciente 

Muitas vezes o debate sobre sustentabilidade se resume a listas de compras: qual produto é menos poluente , qual embalagem é reciclável ou qual marca tem o selo verde . Embora  essas escolhas diárias sejam importantes, a reflexão que Krenak nos traz vai além do carrinho de compras.

A verdadeira transformação nasce do afeto, do respeito e do sentimento de pertencimento.

            "Quando nos sentimos parte da Terra, cuidar de um rio, de uma árvore ou do solo se torna tão                  natural quanto cuidar de alguém que amamos".

Não se trata de cumprir uma obrigação ecológica por medo do futuro, mas sim de cultivar uma relação de carinho com o lugar que nos acolhe e nos dá a vida.


Cultivando o pertencimento no dia a dia

Trazer essa prática para o dia a dia não exige grandes transformações, mas sim pequenos gestos de presença na nossa rotina:

  • Prestar atenção aos ritmos do tempo
          Reparar em coo a luz muda ao longo das estações, ou dar preferência aos alimentos que a própria            terra oferece na época certa.

  • Colocar asa mãos na terra
          Seja cuidando de vasos na varanda , plantando uma muda no jardim ou simplesmente                              caminhando descalço na grama. O contato físico com o solo acalma a mente e reata o laço com a            natureza.

  • Desacelerar o olhar
          Reservar alguns minutos do dia para contemplar o céu, ouvir os canto dos pássaros. Esse                          exercício de contemplação nos devolve a sensação que fazemos parte de algo maior.


O futuro é um caminho coletivo

Cuidar do nosso mundo não precisa ser um fardo solitário. Quando mudamos o foco da cobrança para o pertencimento percebemos que o futuro possível se constrói na convivência e na reconexão com a vida que pulsa ao nosso redor.
Que possamos , a cada dia , dar passos  atentos , lembrando que cada gesto de cuidado com o planeta é, na verdade, um abraço na nossa própria história.


Espero você no próximo post. Abraço
Por Ana Castilhos
Criadora do Blog Caminho Sustentável

                 

              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O convite de Krenak para nos reconectarmos a vida: Nós somos a Terra

Passamos boa parte dos nossos dias de forma  acelerada. Diante dessa rotina, é muito mais fácil pensarmos que estamos "separados da nat...