Uma das maiores biodiversidades do mundo: Mata Atlântica

 

Imagem em comemoração ao Dia Nacional da Mata Atlântica com espécies nativas.

Hoje celebramos o Dia Nacional da Mata Atlântica, um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo e essencial para milhões de brasileiros.

Mesmo ocupando uma pequena parte do território original, a Mata Atlântica continua sendo fonte de água, abrigo para inúmeras espécies e inspiração para quem ama a natureza.Cada árvore preservada representa equilíbrio, vida e esperança para as futuras gerações.

Mais do que admirar suas paisagens, é importante refletir sobre atitudes sustentáveis que ajudam na conservação ambiental no dia a dia.Pequenas ações também fazem diferença. 

A natureza nos inspira.

A sustentabilidade nos guia.


Espero você no próximo post. Abraços 

Por Ana Castilhos 

Criadora do blog Caminho Sustentável 

Turismo de experiência: viver o destino é o novo viajar

 

Rede artesanal pendurada diante da paisagem da Praia de São Gonçalo-Paraty, cercadas pela Mata Atlântica.



Viajar não é apenas visitar lugares , mas sentir aprender e se conectar. No turismo de experiência somos convidados a uma imersão na cultura e na natureza local. Dessa vez, conhecemos um pouco da cultura caiçara apresentada no Rancho da Tânia- uma vila tradicional caiçara- na praia de São Gonçalo, Paraty -Rio de Janeiro.



Entre o mar e  a Mata Atlântica, a comunidade construiu uma relação próxima com a natureza , desenvolvendo conhecimentos sobre o ecossistema local.

Em vez de roteiros apressados, o turismo de experiência propõe momentos reais, como acompanhar o preparo de uma receita tradicional em um fogão a lenha, ouvir histórias de comunidades locais ou participar de práticas culturais  que atravessam gerações.





Fomos apresentados a uma cozinha com fogão a lenha e alimentos de produção local, com um doce de banana servido na casca da banana.


Essas vivências criam conexões genuínas entre visitantes e moradores, fortalecendo identidades e preservando culturas. Quando bem conduzido, esse tipo de turismo também se aproxima do turismo sustentável, pois incentiva o respeito ao meio ambiente e à comunidade.

Viver um destino talvez seja a forma mais profunda de conhecê-lo.

Algumas viagens não ficam apenas nas fotos. Ficam nos cheiros, nos sabores e nas histórias que encontramos pelo caminho.

Mais do que conhecer um lugar, o turismo de experiência nos convida  a fazer parte dele, mesmo que por um instante.E talvez seja justamente aí que nasce uma forma mais consciente de viajar: quando a gente leva história e não só fotos.

Você já viveu alguma experiência assim durante a viagem? Compartilha comigo, vou adorar conhecer sua história.

Espero você no próximo post. Abraços

Por Ana Castilhos

Criadora do Blog Caminho Sustentável




A natureza através das lentes: o poder do olhar que preserva

 

Vista panomrâmica de montanha com luz natural, transmitindo paz e imensidão.


Muitas vezes passamos pela natureza, mas nem sempre enxergamos a complexidade de um ecossistema equilibrado. A fotografia surge, então, como um exercício de presença, e que ao mesmo tempo ajuda a desacelerar do cotidiano. Quando paramos para ajustar o foco ou procurando a melhor luz , estabelecemos uma conexão com o ambiente a nossa volta.

Não sou fotógrafa profissional, mas descobri que não preciso ser profissional para registrar o que me faz vibrar, não busco a foto perfeita, busco o momento de conexão e fotos que permitiram compartilhar a natureza que inspira,

Explorar a natureza pela fotografia é, acima de tudo, um exercício de paciência e observação. É aprender a ler o mundo antes de apertar o botão.

Mudando o foco: Da pressa para a contemplação

1. Ver o invisível- 

A fotografia nos permite dar escala ao que é minúsculo. Ao fotografar os detalhes , trazemos a tona a importância da biodiversidade que sustenta a vida, mas que muitas vezes passa despercebido no cotidiano.

Cheguei bem pertinho, segurei o folego para não tremer e fui presenteada com esse detalhes. 

2A ética por trás do clique

Ser fotógrafo da natureza é, antes de tudo, ser um guardião. O registro nunca deve ser mais importante  que o bem-estar do ecossistema.

  • Intervenção zero- Não mova nada, não alimente animais para fotos e não deixe rastros.
  • O "Caminho Sustentável- Prefira trilhas demarcadas e respeite os limites das 4,áreas de preservação. A beleza da foto reside no respeito ao ciclo natural.

3. O "Futuro Ancestral " no enquadramento

Como nos ensina nosso filósofo originário Ailton Krenak, a natureza não é só um cenário, mas um parente. Se você quer entender melhor essa filosofia confira aqui minha reflexão sobre o livro Futuro Ancestral aqui no blog  👉Uma reflexão do livro -Futuro Ancestral




4. Dicas para suas fotos de natureza

  • Aproveite a Luz Natural: A luz do início da manhã ou do final da tarde confere texturas e sombras que realçam aas formas orgânicas.
  • Composição com propósito: Use linhas naturais- como o curso de um rio ou o alinhamento de árvores - para guiar o olhar de quem vê a foto para ponto principal da mensagem.
  • Sazonalidade: Aproveite  o que cada mês oferece. Em maio, por exemplo, as cores das colheitas de outono aqui no Brasil e as luzes mais baixas oferecem cenários únicos.

A fotografia nos permite "possuir " algo da paisagem sem retirá-la do seu ambiente. Essa é a frase que caracteriza um turismo sustentável "Tire apenas fotos, deixe apenas pegadas."




Fotografar a natureza é um convite para desacelerar. Na próxima vez que estiver diante de uma paisagem, tente primeiro senti-la. O clique será apenas uma consequência da conexão que já aconteceu dentro de você. 

Espero você no próximo post. Abraços

Por  Ana Castilhos

Criadora do blog Caminho Sustentável




Nova lei reforça proteção da fauna nas estradas- A natureza agradece

 

Animais atravessando uma passarela sobre a rodovia.  Uma medida preventiva para conservação da fauna silvestre.

Hoje trago uma noticia importante para a conservação da biodiversidade e para a sustentabilidade, foi aprovada no Brasil a nova lei sobre travessia de animais em rodovias. Essa lei reforça medidas para reduzir o atropelamento da fauna silvestre.

Em destaque:

A proposta prevê estruturas como passagens aéreas e subterrâneas, cercas direcionais e sinalização adequada em estradas e ferrovias. Essas ações ajudam os animais a atravessarem com mais segurança, além de contribuírem para o equilíbrio dos ecossistemas.

Os atropelamentos de animais silvestres são um dos grandes desafios ambientais no país, afetando espécies importantes para a biodiversidade brasileira. Com medidas preventivas, é possível proteger a fauna e também aumentar a segurança nas estradas.

Mais do que uma questão ambiental, essa iniciativa representa um passo em direção a um futuro mais sustentável e consciente.

 Pequenas mudanças na infraestrutura podem salvar milhares de vidas.


Espero você no próximo post. Abraços

Ana Castilhos

Criadora do Blog Caminho Sustentável



Festas juninas e sustentabilidade: como a safra de junho fortalece a cultura brasileira

A importância da safra de Junho Junho marca um período importante para a colheita do milho em diversas regiões do Brasil. Presente na alimen...