Estamos começando uma série no blog sobre a conservação da biodiversidade( variedade de espécies de uma região) Para abrir essa jornada escolhi falar sobre a espécie que foi eleita pelo Earth Watch Institute a mais importante do planeta. Sabe de quem estamos falando? Das abelhas, pequenas no tamanho, porém , gigante na importância, e não é por acaso, elas são fundamentais para a polinização, para o equilíbrio dos ecossistemas e até para a nossa segurança alimentar.
Segundo a FAO( Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) 85% das plantas com flores das matas e florestas e 70% das culturas agrícolas são feitos por esse agentes polinizadores. Sendo assim alimentos como: maçã, cacau ,tomate, café, soja, laranja, entre outros , são exemplos de produtos que dependem diretamente desse processo. Porém , as abelhas estão desaparecendo em alguns países e preocupando cientistas de todo o mundo, pois elas são os pilares invisíveis da vida na Terra.
Por que as abelhas estão desaparecendo?
Diversos fatores vêm ameaçando sua sobrevivência: o uso intensivo de agrotóxicos nas lavouras enfraquece as colmeias e compromete a saúde desses polinizadores; o desmatamento reduz as áreas naturais onde encontram alimento e abrigo; a monocultura limita a diversidade de flores disponíveis ; as mudanças climáticas alteram o ciclo das plantas e desregulam ecossistemas ; e somado a isso tudo a poluição atmosférica interfere na capacidade das abelhas de orientar e encontrar néctar . Juntos , esses fatores estão colocando em risco não apenas a espécie, mas também a biodiversidade.
Como podemos ajudar as abelhas ?
A conservação das abelhas está ao nosso alcance. Temos o exemplo de Paris , onde colmeias foram instaladas nos telhados de lojas, empresas e residências, todos fabricando o seu próprio mel e mantendo a vida das abelhas. Flores com muito pólen e sem agrotóxicos também ajudam nessa manutenção.
Pequenos gestos no dia a dia fazem uma grande diferença: cultivar flores na varanda e jardins, cria um refúgio de alimento e abrigo, evitar o uso de agrotóxico e apoiar a agricultura sustentável fortalece práticas que respeitam o equilíbrio dos ecossistemas.
Cada atitude soma forças para garantir a sobrevivência das abelhas e junto com elas , a nossa própria segurança alimentar e a riqueza da biodiversidade. As abelhas mostram que a verdadeira força da natureza está nas pequenas vidas que mantém o equilíbrio. Que possamos ser guardiões da vida em todas as formas .
Espero você no próximo post. Abraços
Ana Castilhos
Criadora do Blog Caminho Sustentável.
Blog Recomendado: Foco na Vida
O tema é tão importante que alguns cientistas já falaram em abelhas robô. Mas, isso está muito longe de ser alcançado e, daí, ser vital a preservação da espécie. Parabéns por abordar esse assunto!
ResponderExcluirSim, o papel delas no equilíbrio dos ecossistemas é fundamental.
ResponderExcluirPensar nisso meio que assusta um pouco, pois as abelhas são um dos polinizadores mais importantes, se não o mais importante, imagina a quantidade de frutas que deixariam de existir caso as abelhas entrem em extinção.
ResponderExcluir