Consumo Digital e a pegada de carbono invisível na Internet



Dando continuidade a nossa série tecnologia e sustentabilidade, nosso assunto agora é consumo digital e a pegada de carbono invisível na internet.

A tecnologia se faz presente  em nossas vidas todos os dias,  seja enviando mensagens, assistindo a vídeos, armazenando arquivos na nuvem. A primeira vista , essas atividades parecem sem nenhum impacto ambiental , ou quase "limpa", já que não envolvem papel, transporte físico ou resíduos visíveis . No entanto, por trás de cada tela, existe um impacto muitas vezes desconhecido: a pegada de carbono digital.

O que é a pegada de carbono?

A pegada de carbono é a soma da emissão de gases que aquecem o planeta( gases estufa) , gerados por nossas atividades. No caso do consumo digital , ela se refere à energia necessária para manter em funcionamento a imensa infraestrutura tecnológica, lembrando que essa energia nem sempre vem de fontes renováveis . 

Por exemplo: 

Assistir a filmes e séries em plataformas de streaming( como Netflix, YouTube ou Spotify) também gera consumo de energia invisível. Isto porque datacenters( grandes centros de computadores que gerenciam armazenam e processam informações da internet) funcionam 24 horas por dia e consumem muita energia.

A Contradição digital

O ambiente digital, por um lado contribui para a sustentabilidade ao reduzir a impressão em papel, mas, por outro lado cria uma pegada de carbono crescente e invisível, justamente porque   não nos damos conta no dia a dia.

Caminho para um consumo digital consciente

  • Gerenciar arquivos na nuvem, excluir duplicados e manter apenas o necessário.
  • Escolher empresas que já usem energia renovável em seus datacenters.
  • Limpar e-mails e mensagens antigas , cada dado armazenado ocupa energia em servidores.
  • Prolongar a vida útil de dispositivos eletrônicos, a troca constante de celulares e computadores reduz a pressão sobre o ciclo tecnológico.

O consumo digital carrega uma pegada de carbono invisível, mas real. Reconhecer o impacto é o primeiro passo para adotar hábitos mais conscientes. Se queremos que a tecnologia seja aliada da sustentabilidade, precisamos aprender a equilibrar a praticidade do mundo online com escolhas conscientes que reduzam nossa pegada de carbono no planeta.

Espero você no próximo post da série. Abraços

Ana Castilhos 

Criadora do Blog Caminho Sustentável.


Blog Recomendado:    Foco na Vida


4 comentários:

  1. O texto é muito interessante e esclarecedor. Realmente, a sustentabilidade e o consumo consciente dependem de atitudes individuais.

    ResponderExcluir
  2. Uma forma fácil de ver se a empresa respeita essas questões ambientais é procurar na parte ESG dos sites de RI, fica a dica pra todos.

    ResponderExcluir

A biodiversidade dos oceanos :importância, ameaças e soluções para a conservação marinha

  Olá, dando continuidade a nossa série sobre a Conservação da Biodiversidade.  Nesse post vamos destacar a importância da biodiversidade m...